domingo, 24 de abril de 2011

Ah, o Amor! [5/10]

MIL AMORES

E a paixão pode virar amor!
Aqui não diz respeito à sensação banalizada, expressada por muitos, a torto e a direito, aos muitos encantamentos e paixões. O amor abordado neste texto é reflexo da maturidade do sentimento, não uma mera ilusão; a outra pessoa não é mais idealizada, ela é vista como realmente é, e amada como tal – consequentemente, é um sentimento verdadeiro. Ele é mais racional que emocional. Eis a principal diferença e o que o torna tão especial.



Somente as pessoas ideais podem se tornar amores. Por todos os motivos citados no segundo texto da série, fica claro que existem relacionamentos duradouros apenas com as pessoas ideais. É possível, sim, se relacionar com outros indivíduos, mas não passarão de encantamentos ou paixões. Com o tempo, a excitação e a euforia vão diminuir, as verdadeiras faces dos envolvidos serão apresentadas e o final da história é imaginável.
Como existem várias pessoas ideais para cada ser humano – apesar de não ser fácil encontrá-las –, existem vários potenciais amores no mundo. Ao encontrar um, você encontrou o outro. Ou seja, a dificuldade é a mesma. A esperança também.


Existe amor à primeira vista? Não. Existe encantamento à primeira vista. Como dito, o amor é o ápice de um relacionamento. Por isso é preciso cultivar o sentimento e a relação, e, de tempos em tempos, reacender a paixão. Obviamente, é um trabalho em conjunto.
O amor é eterno? Pode ser. Da mesma forma a relação. Não confunda o sentimento com o relacionamento. É possível que o namoro/casamento termine e o amor continue. Você já deve ter visto casos em que um casal se ama profundamente, mas não consegue ficar unido. Também é possível que o amor diminua ou até mesmo se torne ódio. Depende de como o casal vai gerenciar tudo.
É possível amar mais de uma pessoa? Sim, é possível. E não se trata do amor Ágape ou do Phileo, é o Eros mesmo. Contudo, não na mesma medida e intensidade, ou ao mesmo tempo. O amor, mais do que um sentimento, é uma ação. O ato de escolher alguém em detrimento a várias outras é uma prova de amor. A verdade é que o sentimento pelos amores antigos muda com o tempo, tornando-se amor pelo ser humano e não amor pelo homem/mulher com quem um dia se relacionou.



O amor é um sentimento tão incrível! Ele se instala aos poucos, com o tempo, muitas vezes imperceptivelmente. Talvez ele seja percebido apenas quando alguma situação o colocar à prova, e nessa hora você vai se surpreender ao se descobrir amando. Ele não está em grandes declarações, está nos pequenos detalhes. Como dito, o amor é mais racional. Você sabe que pode viver sem a outra pessoa e que sua felicidade deve vir em primeiro lugar. Não significa que o amor é egoísta, mas você sabe que se não estiver feliz, não poderá fazer o outro feliz. Talvez você perceba que é melhor abrir mão dessa relação para que seu parceiro se realize completamente em outra.
O amor é tão complexo que não existem palavras para descrevê-lo. Apenas quem verdadeiramente o vive sabe o quão especial ele é. Sem mais.

Observação: Nem preciso indicar nada, afinal, o amor é o sentimento mais discutido no mundo.

Próximo post: Famosa Alma Gêmea

Nenhum comentário:

Postar um comentário